Sobre
Criada em 2009 a AGCTUR, é atualmente uma das principais associações ligadas ao turismo da região, com mais de 15 anos de história, recebe peregrinos do Brasil inteiro.
Nossa História
Aparecida, conhecida como a capital da fé, sempre teve o turismo religioso como sua principal força econômica. Por muitos anos, essa atividade se desenvolveu de forma amadora, sem o devido reconhecimento profissional, mesmo com a formação de técnicos em turismo em instituições como a ETEC Alfredo de Barros Santos, em Guaratinguetá, e o COTECA, em Aparecida. Diante desse cenário, o SEBRAE-SP em 2007, iniciou um esforço de regionalização, a fim de criar uma governança local, que pudesse pensar num turismo mais profissional e sustentável.
Nesse contexto de mudança e profissionalização, em 2009, um grupo de estudantes e profissionais de turismo fundou a Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso (AGCTUR). O objetivo da associação era organizar, capacitar e inserir guias de turismo no promissor mercado de Aparecida, que já recebia mais de nove milhões de peregrinos por ano.
A AGCTUR rapidamente se destacou por sua atuação proativa. Ao lado de prefeitos, empresários e do próprio SEBRAE, a associação tornou-se uma das poucas entidades que resistiu ao tempo e continua atuando na região. Com mais de 15 anos de história, a AGCTUR trabalha para valorizar a profissão dos guias e aprimorar a atividade turística, que ainda está em processo de desenvolvimento na região, participando ativamente dos Conselhos Municipais de Turismo e feiras nacionais.
O Circuito Turístico Religioso, que a AGCTUR traz em seu nome, abrangia as cidades de Aparecida, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá, que juntas, atraem anualmente mais de 13 milhões de visitantes e devotos. Este circuito, que hoje leva o nome de Vale da Fé, e que abrange outras cidades está localizado no Vale do Paraíba e é margeado pelas Serras do Mar e da Mantiqueira, oferece uma rica experiência de fé, cultura e natureza.
- Aparecida: Maior centro de peregrinação católica da Brasil, atrai cerca de 12 milhões de pessoas por ano. A cidade é lar da grandiosa Basílica de Nossa Senhora Aparecida, do Porto Itaguaçu, onde a imagem da padroeira foi encontrada, e da Passarela da Fé, que liga a Basílica Nova à Basílica Velha.
- Guaratinguetá: Terra natal de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro. Os visitantes podem conhecer a casa onde ele nasceu, a Catedral de Santo Antônio, onde foi batizado e celebrou sua primeira missa, e o Santuário Frei Galvão. A cidade também oferece belezas naturais, como o bairro do Gomeral na Serra da Mantiqueira, ideal para o ecoturismo.
- Cachoeira Paulista: Sede da Canção Nova, uma das maiores comunidades católicas do mundo. O complexo da Chácara Santa Cruz, que abriga a Canção Nova possui diversos locais de interesses como a Nossa Senhora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, onde reza-se o terço às 18 horas, o Centro de Evangelização, o Santuário Pai das Misericórdias e tantas outras coisas. A cidade, ainda, abriga o Santuário de Nossa Senhora da Santa Cabeça, outro local de peregrinações.

Missão
A AGCTUR tem como missão apoiar guias de turismo, residentes nas cidades do Vale da Fé. Para isso, busca fomentar a qualificação profissional, fortalecer a produção de conhecimento e apoiar a formulação de políticas de turismo.

Constituição
A AGCTUR é constituída por quatro categorias de associados, sendo eles os fundadores, beneméritos, temporários e contribuintes. Os associados fundadores são os que assinaram a ata de criação, os beneméritos são pessoas fisícas ou juridicas que prestaram um relevante serviço para a categoria e ganham o titulo, o grupo de sócios temporários, é composto por alunos dos cursos que formam guias de turismo ou técnicos em turismo já formados, mas sem a credencial, esses grupos não têm a prerrogativa de votar nas deliberações da entidade. Por sua vez, os sócios contribuintes, guias de turismo devidamente registrados no CADASTUR, e quites com as obrigações estatutárias tem o direito a voto nas assembleias da associação.

Organização
A AGCTUR se organiza por meio de uma Assembleia Geral de associados, que se reúne ao menos uma vez a cada semestre. Sendo esta o fórum máximo de deliberações da entidade. As eleições para a diretoria, conselho fiscal e conselho consultivo, acontecem a cada 2 anos e os sócios contribuintes na entidade seis meses ou mais podem concorrer a um cargo.
Nossa Diretoria

Márcio Silva Alves Pereira
Presidente

Fátima Midões
Vice-presidente

Clarice Fonsceca
Tesoureira

Ivan (Tom)
Secretário
















