LiveZilla Live Help

Página Inicial > Notícias

Festival de Inverno em Campos do Jordão

25/06/2014 20:59:34

Imagem: Fabio Braga- 8 Jul. 2013/Folhapress

A 45ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, maior evento de música clássica da América Latina, acontece neste ano entre os dias 5 de julho e 3 de agosto.

O festival é organizado em parceria pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com a Fundação Osesp, com a prefeitura da cidade e com a iniciativa privada.

A abertura será no auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão (a 167 km de São Paulo), e trará a Osesp e o barítono Paulo Szot, além de solistas convidados, executando a Nona Sinfonia de Beethoven, comandados pela regente Marin Alsop.

A orquestra também fechará o festival no mesmo local, sob a regência de Giancarlo Guerrero (da Sinfônica de Nashville) e com o violonista Manuel Barreco como solista convidado.

Além da cidade que sedia o evento, haverá apresentações oficiais também na Sala São Paulo, na capital paulista.

Entre outros destaques da programação, haverá quatro concertos da Orquestra do Festival, regidos por Alsop (no dia 19 em Campos do Jordão e no dia 20 em São Paulo) e Guerrero (dia 26 em Campos do Jordão e dia 27 em São Paulo).

A programação artística do festival contará com 27 concertos de orquestras e bandas sinfônicas, entre as quais se incluem a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, a Orquestra do Theatro São Pedro e a Orquestra Petrobras Sinfônica.

Estarão presentes músicos reconhecidos internacionalmente, como os pianistas brasileiros Arnaldo Cohen, Jean Louis Steuerman e Cristian Budu e o russo Kirill Gerstein, e o trompista alemão Stefan Dohr.

A compositora inglesa Anna Clyne também é uma das convidadas e terá suas obras executadas ao longo da programação, além de ministrar aulas para os bolsistas do evento.

Já os regentes de destaque, além de Alsop e Guerrero, incluirão Marcelo Lehninger, Cláudio Cruz, Roberto Minczuk, Fabio Mechetti, John Neschling e Luiz Fernando Malheiro.

Os compositores homenageados dessa edição são o brasileiro César Guerra-Peixe (1914-1993) e o alemão Richard Strauss (1864-1949).

A programação ainda não foi anunciada por completo, mas já pode ser parcialmente conferida no site oficial do evento.

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS - Além das apresentações, o Festival de Inverno é conhecido por ajudar no crescimento de jovens músicos.

Neste ano, há 145 bolsistas inscritos, divididos em 16 classes de instrumentos, composição e regência. Eles terão aulas com cerca de 40 professores, entre os quais estão Marin Alsop, Giancarlo Guerrero e o Escher String Quartet, de Nova York.

Como novidade, nessa edição os alunos terão a primeira semana dedicada à prática de música de câmara. Nas outras duas semanas, prepararão a programação da Orquestra do Festival, que inclui, entre outros temas, a Primeira Sinfonia de Beethoven e a Quinta Sinfonia de Shostakovich.


Venha para Campos do Jordão e lembre- se se estiver em romaria ou excursão é obrigatório a contratação e o acompanhamento de um guia de turismo credenciado pelo Mtur. Por isso não deixe para ultima hora. 

Fonte: Jornal de Piracicaba


Associação de Guias do Circuito Turístico 2016 - Todos os direitos reservados.
(12)9 9249 4699 [Claro] / (12)9 9656 5298 [Vivo] / (12)9 8896-5438 [Oi]
Desenvolvimento: