LiveZilla Live Help

Página Inicial > Notícias

Guias de turismo aprendem espanhol na Colômbia

20/06/2014 21:29:29

Imagem: Guias selecionados- Foto Cássio Rohrbeck Leal

O Ministério do Turismo vem apoiando iniciativas que promovam o aperfeiçoamento de estudantes e profissionais na área de turismo em cursos no exterior. O primeiro deles, aconteceu no final de 2013, por meio de um acordo de cooperação entre Brasil e Portugal, quando 50 alunos dos cursos de hotelaria e turismo fizeram um intercâmbio na Escola de Setúbal, em Portugal. Já no início de fevereiro, através do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia, e que teve a divulgação do MTur, doze guias de turismo brasileiros foram selecionados para fazer um curso de espanhol em universidades colombianas, com bolsa de estudos, despesas de hospedagem e alimentação pagas.

Os resultados deste aperfeiçoamento foram avaliados como positivos pela maioria dos participantes que retornaram ao Brasil, após cerca de três meses de estudos. Os brasileiros se dividiram entre vários centros de ensino: Universidad Pontificia Bolivariana em Medelín, Universidad de Caldas e Universidad Nacional em Bogotá.

A oportunidade de aprender espanhol e vivenciar a rotina dos moradores locais foram os principais ganhos da experiência internacional, segundo os brasileiros. Eles começaram seus estudos no dia 17 de fevereiro e receberam o certificado de conclusão do curso em 29 de maio. “O curso foi muito bom, os professores eram capacitados e tive aulas com estrangeiros de todos os lugares do mundo, a estrutura física da faculdade é muito boa também”, disse Hélio Ricardo Borges, de 29 anos, que é guia de turismo e tem uma academia de dança onde ensina samba para turistas estrangeiros, no Rio de Janeiro.

Para a guia de turismo carioca Isis Silveira, de 35 anos, o conhecimento vai agregar valor ao seu currículo e isso abrirá mais portas e possibilidades de trabalho. Ela é microempreendedora individual de uma agência de turismo. O guia de turismo paulista Cássio Leal de Faria, de 32 anos, disse que já havia estudado espanhol no Brasil, e a oportunidade foi ótima para aperfeiçoar o idioma.

O programa promovido pelo Ministério das Relações Exteriores da Colômbia recebeu inscrição de 185 guias de turismo da Ásia e do Brasil, e 60 foram escolhidos para o curso de língua estrangeira, que foram distribuídos em oito universidades colombianas entre elas: Universidad de los Andes, a Universidad de la Sabana e a Universidad Pedagógica Nacional y la Universidad Pedagógica de Colombia, em Bogotá; a Universidad Pontificia Bolivariana y Universidad Eafit, em Medelín; a Universidad de Caldas, em Mazinales; e a Universidad Autónoma de Bucaramanga, em Bucaramanga.

Depoimentos de outros guias brasileiros: 

Francine Alves Teixeira:  “Essa oportunidade foi enriquecedora, falar um segundo idioma aumenta as possibilidades e ofertas no campo de trabalho. Ao agregar o espanhol em meu currículo as ofertas de trabalho aumentaram e a confiança de falar o idioma vai me permitir crescer profissionalmente”.

Ana Paula Bini: “Para mim foi uma experiência única, já que nunca tinha saído do Brasil, e também não conhecia outro idioma. Foi muito gratificante. A minha avaliação é positiva, a universidade tem qualidade e os professores eram bem capacitados, sempre dispostos a ajudar”.

Nathalia Alves: “ Estive na Universidade Nacional de Colômbia, a maior e mais importante do país e o curso de espanhol para estrangeiros é muito bom. Nunca havia pensado em conhecer a Colômbia, e quando li a notícia no site do MTur, me inscrevi sem crer muito, fui selecionada e embarquei. E me surpreendi! Fui muito bem acolhida e sem dúvida, essa experiência só vai acrescentar ao meu trabalho”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur


Associação de Guias do Circuito Turístico 2016 - Todos os direitos reservados.
(12)9 9249 4699 [Claro] / (12)9 9656 5298 [Vivo] / (12)9 8896-5438 [Oi]
Desenvolvimento: