LiveZilla Live Help

Página Inicial > Notícias

Entrada na missa do Papa deve ser por ordem de chegada em Aparecida

05/07/2013 14:02:26

Imagem: Carlos Santos/G1

Os fiéis que acompanharão a missa do Papa Francisco no  interior do Santuário Nacional de Aparecida no próximo dia 24 devem ser selecionados por ordem de chegada. A entrada será restrita a 15 mil pessoas que terão que passar por detectores de metais.

Esse é um dos detalhes da agenda do pontífice argentino em Aparecida que serão divulgados nesta sexta-feira (5) pelo arcebispo da cidade Dom Raymundo Damasceno Assis. Segundo o Santuário, os demais fiéis vão acompanhar a missa por telões que serão instalados no pátio da basílica.

Dom Raymundo deve dizer ainda quais motivos foram considerados para definir que a missa seja realizada na parte interna da basílica, as estratégias de entrada e estacionamento dos fiéis e os últimos preparativos para a visita do pontífice. Dom Raymundo se reuniu na última semana com o Papa em Roma.

O prefeito de Aparecida, Antônio Márcio de Siqueira (PSDB), e o prefeito de Guaratinguetá, Francisco Carlos (PSDB), devem falar sobre as mudanças na cidade e a doação da imagem de Frei Galvão à diocese, respectivamente. Durante a visita, o Papa Francisco deve abençoar a imagem do primeiro santo brasileiro no Seminário Bom Jesus. Posterormente, a imagem será levada para o local onde será construído o futuro santuário dedicado ao santo.Também participarão da entrevista coletiva o arcebispo auxiliar Dom Darci Nicioli e o reitor do Santuário, padre Domingo Sávio da Silva.

A decisão pela missa, que será realizada em português e terá uma 1h30 de duração, no interior do Santuário Nacional foi anunciada no último domingo (30) por Dom Raymundo após meses de conversa e negociação entre a direção do santuário e a equipe responsável pela agenda do pontífice.

O cardeal afirmou que  apesar da missa ser 'recolhida' os fiéis ficarão próximos do Papa Francisco já que o pontífice argentino irá rezar com os fiéis na tribuna - uma área externa do santuário que fica em frente ao pátio onde está localizado o Centro de Apoio ao Romeiro. Antes da missa, o Papa também deve percorrer alguns trechos do Santuário Nacional no Papamóvel para cumprimentar os fiéis. O público também deve ficar próximo durante o trajeto feito pelo pontífice entre o Santuário Nacional e o Seminário Bom Jesus, onde ele deve almoçar e descansar no período da tarde.

Segurança
Um esquema envolvendo Exército, Polícia Federal, além de policiais militares, rodoviários e bombeiros foi planejado para a segurança do Papa Francisco e dos fiéis que irão para Aparecida no dia da visita. São esperados pelo menos 200 mil fiéis no dia da visita do líder religioso. O aparato de segurança envolve ainda fechar as portas do Santuário Nacional horas antes da visita do Papa Francisco para fazer uma varredura.

Além do aumento do efetivo para a segurança, também serão construídas barreiras separando o público dos locais onde o Papa Francisco irá percorrer com o Papamóvel. O trajeto de Papamóvel do pontífice argentino entre o Santuário Nacional e o Seminário Bom Jesus, onde ele irá almoçar, deve durar cerca de 45 minutos. A visita do Papa Francisco faz parte da programação da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. A previsão é que ele chegue a Aparecida às 10h e celebre uma missa no Santuário Nacional.

Fonte: http://g1.globo.com/


Associação de Guias do Circuito Turístico 2016 - Todos os direitos reservados.
(12)9 9249 4699 [Claro] / (12)9 9656 5298 [Vivo] / (12)9 8896-5438 [Oi]
Desenvolvimento: