LiveZilla Live Help

Página Inicial > Notícias

Pronto o primeiro Guia Geral da Cidade do Vaticano

16/02/2013 12:21:03

Imagem: Arquivo

Está pronto o primeiro Guia Geral da Cidade do Vaticano. Editado em seis línguas pela Livraria Editora Vaticana, ‘Jaca Book’ e Museus Vaticanos, o guia oferece histórias e curiosidades do patrimônio artístico e cultural dentro dos muros vaticanos, traçando um percurso ideal para as visitas, com muitas indicações de ordem prática.

A obra, escrita com a colaboração de 30 especialistas, foi publicada para preencher uma lacuna sobre o patrimônio artístico dentro dos Muros Vaticanos, já que publicações a respeito não congregavam todo o conjunto artístico e cultural, mas eram específicam ou aos Palácios, ou aos jardins ou monumentos.

O Diretor da Editora Livraria Vaticana, Padre Giuseppe Costa, falou sobre o guia:

Pe. Giuseppe Costa: “É um guia de grande valor cultural, quer para os curadores, que para os destinatários. Neste sentido ele é o resultado também do incentivo e da importância que o Santo Padre dá para a cultura. O Vaticano não tinha um guia deste tipo e, pela primeira vez, conseguimos preparar um. Podemos colocá-lo ao lado dos grandes guias que estão espalhados pelo mundo. Poderíamos falar mesmo de um verdadeiro ‘Baedeker’ vaticano. O Santo Padre sempre nos chamou a atenção à beleza, à arte, porque a arte e o belo nos aproximam de Deus”.

O responsável pela primeira parte do guia, Prof. Roberto Cassanelli, destaca a longa e complexa gestação da obra e o objetivo de evitar contribuições muito especializadas, sem deixar de descuidar dos detalhes:

Prof. Roberto Cassanelli:
 “Nós fizemos um cuidadoso levantamento de tudo o que existe dentro dos Muros Vaticanos e penso que este seja o maior mérito, o principal elemento de interesse do volume: isto é, aquele de ter tentado pela primeira vez de fazer um inventário do patrimônio, sem introduzir elementos de discriminação qualitativa. Foi realizado um levantamento de tudo e, naturalmente, a cada monumento foi dado um valor. Porém, está tudo ali”.

A Cidade do Vaticano possui uma área de 44 hectares e destes, 22 correspondem aos jardins. A estudiosa Alberta Campitelli foi a responsável por este setor:

Alberta Campitelli: “Existe uma palavra repetida muitas vezes que caracteriza toda a cidade de Roma, mas o Estado do Vaticano de modo particular, ‘estratificação’. O Vaticano é um concentrado de estratificações. Estratificações muito complexas porque os pontífices não tinham uma continuidade ‘dinástica’, e assim, cada um deles deixou um traço particular, individual, muito claro da própria obra e da própria presença. Percorrendo a história dos jardins, se percorre verdadeiramente a história da Igreja, a história dos vários Pontífices que se sucederam sobre o Túmulo de Pedro. O jardim era uma conexão direta com os edifícios, assim, sempre foi um elemento de complemento e de decoração das edificações.

Cada Pontífice deixou uma marca ‘individual’: do jardim secreto de Paulo III, do qual hoje não resta quase nada; o Jardim quadrado, aquele sobre o qual avança a Pinacoteca, que era um jardim com pergolados maravilhosos, sob os quais se passeava na sombra, usufruindo do perfume e da vista de tantas janelas abertas neste túnel vegetal. Outro jardim desaparecido é o Jardim construído por Clemente VII, que não existe mais porque foi construída toda uma ala dos Museus Vaticanos, por Passarelli, desejada por Paulo VI nos anos 60. Estas são algumas descobertas que os Jardins vaticanos podem nos revelar: em 1561 um Pontífice rigoroso como Pio V, entrado na história por ser um Pontífice de costumes severos, implantou um Jardim Botânico ao redor da Casina de Pio IV, construída por seu predecessor. O guia, fala de todas estas presenças incríveis das quais, em grande parte, os traços são muito tênues, se não se conhece a história e se não se estudam os documentos”.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=288741


Associação de Guias do Circuito Turístico 2016 - Todos os direitos reservados.
(12)9 9249 4699 [Claro] / (12)9 9656 5298 [Vivo] / (12)9 8896-5438 [Oi]
Desenvolvimento: