LiveZilla Live Help

Página Inicial > Notícias

O mais novo bispo brasileiro

04/02/2013 16:36:11

Imagem: Portal A12.

A Igreja Católica ganhou neste domingo, 3, mais um bispo. Dom Darci José Nicioli foi ordenado bispo pela imposição das mãos e oração consercratória do Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, durante Missa, no Santuário Nacional.

Foram consagrantes o Cardeal Arcebispo emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, o Bispo emérito de Barretos (SP), Dom Pedro Fré, bem como vários outros bispos presentes.

Estavam presentes na celebração o Superior Geral da Congregação Redentorista, Padre Michael Brehl, o Superior Provincial da Província Redentorista de São Paulo, Padre Luiz Rodrigues, sacerdotes diocesanos, os Missionários Redentoristas, diáconos, religiosos, seminaristas e diversas autoridades civis e militares.

Os fiéis da Arquidiocese de Aparecida, os conterrâneos de Dom Darci da cidade de Jacutinga, os familiares, os amigos e os romeiros de todas as partes do Brasil puderam prestigiar a ordenação de Dom Darci José Nicioli no Altar Central do Santuário Nacional, aos pés de Nossa Senhora Aparecida.

Em sua homilia, Dom Raymundo Damasceno afirmou que ao bispo é confiada tríplice função na Igreja.

“A primeira e mais importante delas é a de Servidor da Palavra de Deus. Essa missão é simbolizada pelo livro dos evangelhos que será colocado aberto sobre a cabeça do bispo ordenando. A segunda missão é a de Santificador, pela administração dos sacramentos. A terceira, como escutamos da leitura do Evangelho, é a de Servidor do povo de Deus, que deve ser exercida, conforme o coração de Cristo, o Bom Pastor: com caridade, conhecimento do rebanho e solicitude com todos, em particular com os pobres, na defesa corajosa da vida e da dignidade humana; na promoção do diálogo ecumênico e inter-religioso; na busca das ovelhas perdidas para reconduzi-las ao único redil, que é a Igreja”, afirmou.

O Cardeal falou em especial ao bispo eleito que a partir de hoje é chamado a exercer seu episcopado em comunhão com o bispo diocesano, o presbitério e os fiéis leigos.

“Caro Dom Darci, como Bispo Auxiliar, Vossa Reverendíssima é chamado, a partir de hoje, a exercer seu múnus episcopal em comunhão com o Bispo diocesano, o presbitério, os fiéis leigos a serviço da porção do povo de Deus que caminha nesta Arquidiocese e, também, dos milhões de romeiros que acorrem ao Santuário para agradecer as graças recebidas e suplicar as bênçãos de Deus e a proteção de Nossa Senhora”.

Dom Damasceno agradeceu Dom Darci por aceitar sua designação para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida.

“Agradeço-lhe a disponibilidade em aceitar sua designação para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, colocando-se ao serviço do Reino, com humildade e mansidão, a exemplo de Jesus Cristo, o Bom Pastor, manso e humilde de coração, que veio para servir e não para ser servido, que veio para dar a vida por suas ovelhas”.

“Presto-lhe minha homenagem por sua ordenação, venerando a sacralidade do episcopado que lhe vai ser conferido, reconhecendo nele a plenitude do sacerdócio”, acrescentou.

Dom Darci José recebeu a unção da cabeça com óleo do Crisma, o Anel Episcopal, a Mitra e o Báculo Pastoral, Insígnias episcopais.

Ao final da celebração, Dom Darci José foi saudado pelos bispos presentes, sacerdotes e por todo o povo que acompanhava a ordenação na Basílica de Aparecida.

Dom Darci José Nicioli escolheu o lema ‘Signum tuum Luceat’ (Que a Tua luz brilhe), expressando a motivação espiritual do Ministério de Dom Darci José: Que brilhe a Luz de Cristo por Maria, intercessora e perpétuo socorro em sua vida.

"Dom Darci é um dom. Parabenizo a Arquidiocese de Aparecida, em especial, o Cardeal Damasceno pelo ordenação de Dom Darci. É um ganho para a Igreja e para a Arquidiocese de Aparecida. Ele é alegria, motivação, um verdadeiro dom de Deus", afirmou Dom Cláudio Hummes.

Dom Darci José Nicioli

Nasceu no dia 01 de maio de 1959, na cidade de Jacutinga, no interior de Minas Gerais.

Entrou para o Seminário Redentorista Santo Afonso de Aparecida em 1974, onde cursou o Ensino Médio. Em 1977 iniciou o curso de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Em 1982 fez a sua profissão religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor, indo morar em São Paulo para iniciar os estudos teológicos no ITESP – Instituto de Estudos Superiores São Paulo, em São Paulo (SP).

Em 1986 foi ordenado padre em sua cidade natal. Neste mesmo ano seguiu para Roma, onde estudou Teologia Dogmática, no Pontifício Ateneo Sant’Anselmo di Roma, conquistando o título de mestre em teologia.

Retornando de Roma para o Brasil, exerceu inúmeros serviços na Província Redentorista de São Paulo: Diretor de Seminário (1989-1996), Vigário Paroquial (1989-1996), Conselheiro Provincial (1996-2002), Professor de Teologia Dogmática-Sacramentaria – ITESP/SP e PUCCAMP (1989-1996).

Já foi ecônomo do Santuário Nacional de Aparecida entre os anos de 1997 e 2005. Posteriormente três anos residiu em Roma, ocupando a função de Reitor da Casa Geral dos Missionários Redentoristas e do Santuário Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em dezembro de 2008 foi nomeado reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=288587


Associação de Guias do Circuito Turístico 2016 - Todos os direitos reservados.
(12)9 9249 4699 [Claro] / (12)9 9656 5298 [Vivo] / (12)9 8896-5438 [Oi]
Desenvolvimento: